Conexão Noticias

Conexão Noticias
http://conexaonoticias.com/

About

quinta-feira, 21 de março de 2013

Agradando a dois ‘Ricardos’, parlamentar logra êxito ao manter cargo na ALPB e filho no Estado


Agradando a dois ‘Ricardos’, parlamentar logra êxito ao manter cargo na ALPB e filho no Estado
DRIBLE: após empenho para agradar a dois ‘Ricardos’, parlamentar logra êxito ao manter função na ALPB e filho nomeado no Governo do Estado

Servir a dois senhores ao mesmo tempo. Esse foi e é o desafio alcançado atualmente pelo deputado estadual Edmilson Soares (PEN), que ao mesmo tempo em que mantém o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, o segundo mais importante da Casa, também ‘segura’ o filho nomeado em prestigiada função no Governo do Estado.

Tanílson Nóbrega, filho do parlamentar, é diretor administrativo e financeiro da Radio Tabajara desde o início do Governo Ricardo Coutinho, ainda em 2011 e permanece lá desde então.

Entre um drible e outro Soares, que ingressou na vida política pelas mãos do deputado Trócolli Júnior (PMDB), segue surpreendendo pela capacidade de articulação que muitos veterenos ainda não conseguiram adquirir.

Com uma trajetória política construída nos bastidores, o parlamentar foi um dos que ignorou, recentemente, a orientação de Ricardo - o Marcelo, para que todos os deputados do PEN entregassem os cargos no Governo do outro Ricardo - o Coutinho, e acabou mantendo o filho em renomada função estadual.

Nesse ‘round’, Soares desagradou Ricardo, o Marcelo, para agradar Ricardo, o Coutinho, no entanto, apesar da desobediência manteve o jogo de cintura e continuou em clima de paz e amor com os dois ‘Ricardos’ e comprovando que agradar a dois senhores ao mesmo tempo é uma arte.

O inverso, todavia, também já aconteceu na trajetória política do ex-socialista Edmilson Soares.

À epoca em que era filiado do PSB o parlamentar, ao assumir seu primeiro mandato no legislativo estadual, ignorou a candidatura de Lindolfo Pires (DEM) à presidência da Casa, que na ocasião era a postulacao oficial defendida pelo Governo do Estado, e resolveu apoiar a candidatura do deputado Ricardo Marcelo, à epoca do PSDB.

Foi aí que o deputado emplacou o segundo mais importante cargo da Mesa Diretora do parlamento estadual.

Nesse round, quem ganhou a preferência foi Ricardo - o Marcelo.

Mas quem pensa que o poder de articulação de Edmilson Soares é de hoje, enganou-se. Tido como o ‘rei dos bastidores’, o parlamentar se destaca por gostar da conversa cara a cara, do dálogo e da costura política, tanto é que em seu primeiro mandato como deputado estadual emplacou a vice-presidência da Mesa Diretora do Poder Legislativo, desbancando até mesmo as figuras cativas do parlamento.

O histórico político envolto de consturas e êxitos de Edmilson Soares não param por aí. Em 2012 o deputado conseguiu emplacar o fenômeno da ‘transferência de votos’ no pleito municipal de João Pessoa, algo que, por exemplo, o líder do Governo Ricardo Coutinho, o deputado Hervázio Bezzera (PSDB), nao conseguiu. Na disputa municipal rumo à Câmara de João Pessoa, Soares apoiou o nome do Professor Gabriel (PDT) para ocupar um espaço que pertenceu a ele em 2004 e em 2008. A estratégia surtiu efeito e hoje o Professor Gabriel é titular de mandato na Câmara da Capital.

O deputado Hervázio Bezerra não teve a mesma sorte. Apesar de ter renunciado ao mandato para assumir a vaga de suplente na Assembleia Legislativa da Paraíba, em 2012, o tucano não conseguiu eleger o filho para resgatar a vaga que tinha no parlamento municipal.

Enquanto muitos políticos fazem barulho, Soares adota a eficiência mineira e ‘come quieto’ de todos os lados, procurando sempre agradar ‘a gregos e troianos’.

Para 2014 a expectativa é que o parlamentar alce voos maiores e emplaque um mandato na Câmara Federal, mais uma vez largando na frente e deixando para trás velhas raposas da política paraibana.

Uma frase proferida pelo o escritor e romancista francês Henri Millon de Montherlant retrata o atual momento de Edmilson Soares:

"A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros."  



Márcia Dias

FONTE: PB Agora  

0 comentários:

Postar um comentário