Conexão Noticias

Conexão Noticias
http://conexaonoticias.com/

About

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ENQUETE REALIZADA PELO JORNAL FOLHA DE DONA INÊS/PB

sábado, 8 de outubro de 2011

ANALISE AOS RESULTADOS DAS ENQUETES – A um ano de distância; Sérgio Almeida sai com larga vantagem na corrida para Prefeito em 2012, derrotando copiosamente o atual Prefeito Antonio Justino. Mais de metade de novos Vereadores na Câmara Municipal dão clara maioria a nova equipe dirigente local.

Precisamente a um ano, 365 dias, da realização das eleições autárquicas em Dona Inês, encerramos as diversas enquetes que nos últimos meses mantivemos abertas para recolha da opinião dos cidadãos, e registamos algumas surpresas a ter em linha de conta.

Começando a análise dos resultados obtidos pelos Vereadores. Dizer que a ser real a analise, mais de metade dos Vereadores da Câmara Municipal de Dona Inês será gente nova, numa renovação profunda das bancadas.

Recolhidos os dados das duas enquetes, e feito o respetivo somatório, os números são expressivos, e sem margem para dúvidas, de que salientamos por ordem de votação:

- Wellington Maia – 142 votos

- Adailson Filho –  Adailsinho - 91 votos

- Uliana Lucio – 71 votos

- António Carlos – Lins – 68 votos

- Leda – 38 votos

- João de Deus – 37 votos

- Neco Lolo – 38 votos

- Luis Alves – 35 votos

- Manoel Silva - Mano – 35 votos

Com estes resultados entrariam na Câmara Municipal os novos Vereadores, Wellington Maia, Adailson Filho, Lins, Luís Alves e Mano. Por blocos políticos, e perante estes números, a atual bancada da oposição passaria a dispor de 6 Vereadores, e a do poder atual somente 3, sendo que Uliana Lucio mantem posicionamento distante da maioria e em alguns documentos a sua votação pode aumentar ainda mais a diferença entre Oposição e Poder.

Deixariam a Câmara Municipal os Vereadores Napoleão, Dema, Demetrio, Damasio e Herminho.

Seria uma vitória em toda a linha da atual oposição que quase exterminava os representantes do poder instituído atual.

Passemos a analisar a votação para Prefeito de Dona Inês em 2012, para dizer que na enquete anterior, Luiz José, se impunha ao atual Prefeito por uns claros 225 votos (51%) contra 145 (33%) de Antonio Justino, atual Prefeito.

Desta feita, e perante a realidade da potencial candidatura de Sergio Almeida, os resultados são ainda mais desnivelados, apontando para uma clara vitória de Sergio Almeida por uns expressivos 234 votos (57%) contra somente 142 votos (34%) para Antonio Justino.

A nível de rejeição o panorama não é muito diferente, e até se agrava para o lado do atual Prefeito que tem 243 votos (65%) de rejeição contra somente 127 votos (34%) de Sergio Almeida.

Perante os números apurados, teremos mudança clara em Dona Inês no ano de 2012, com a eleição de um novo Prefeito, e profunda mudança na Vereação, passando a nova equipe a dispor de ampla maioria para poder governar sem depender de acordos pontuais.

Os resultados não espantam pelo computo geral final, mas sim pela expressiva clarificação nas opções dos votantes, que por larga maioria apontam para uma nova realidade na cidade. Tem ainda que se vá iludindo com o poder, e pensando que este tudo pode comprar, mas os números estão ai para contrariar essa ideia.

Falta um ano para que tudo fique clarificado, e vamos assistir a uma luta titânica pela conquista de votos palmo a palmo, no entanto é por demais evidente que o desgaste do atual Prefeito é proporcional a sua rejeição, e que dificilmente conseguira inverter esta tendência, ainda mais que a oposição não tem manifestado posicionamentos de desgaste a sua pessoa, e que somente no inicio do ano se vão dar inicios as hostilidades eleitorais e programáticas, o que obviamente ainda vai desgastar mais o atual Prefeito.

Assim que tivermos as devidas confirmações de candidaturas, procederemos a uma nova enquete, por forma a já no terreno das certezas se apurar se a opinião em termos de opção se mantem.

“João Massapina”  
   Folha de Dona Inês.

0 comentários:

Postar um comentário